sexta-feira, 24 de outubro de 2025

BiblioPedra

 - artigo «deambulante» de F. F., na »Mensagem» - 9.º da Série «Fala-me de ti, Lisboa» - um passeio [«Caça ao Pormenor» pela «Biblioteca de Pedra» de Bartolomeu Cid dos Santos; imagens e Recortes daí:

Entretanto, o grosso modo: a plataforma do nascente, dedicada a Pessoa; a do poente, a Camões. Como não, esses dois poetas, se um é génio moderno e o outro arrasta consigo o passado glorioso, os Descobrimentos? Ode Marítima e Lusíadas, partes suficientes para um todo, da mesma maneira que o Hemisfério Norte e o do Sul enchem a Terra inteira, o resto são meros cabos e enseadas.


Havia um lápis litográfico resistente ao ácido e a assinatura ficava gravada. Foram lá assinar a Natália Correia e a Agustina, o José Cardoso Pires, que foi o primeiro a aceitar, o que levou outros menores a deixarem-se de peneiras. O Miguel Torga não foi (estava a morrer), o Saramago e o Baptista Bastos foram e também o Herberto Helder, arredio a estas coisas.

quinta-feira, 9 de outubro de 2025

Listas

 - na «Colecção de Livros» do «Estadão», Itamar Vieira Junior percorre a sua Biblioteca e traça breves reflexões sobre os livros que vai destacando («falou sobre suas leituras mais marcantes»). e não só...;

LISTA (parcial):

sábado, 27 de setembro de 2025

Roteiro de Contos (Sousel)

 - artigo no «Fugas», «Passeios» - «Contos - Marcos» OU «Geografia Literária»: AQUI

Placa com um conto de Sandro William Junqueira na serra de Sousel, Rui Gaudêncio


terça-feira, 9 de setembro de 2025

Lista (Luísa Costa Gomes}

  - outro recorte do texto de Luísa Costa Gomes, incluso nesse «Inventário-Mostruário das [primeiras] leituras dos que escrevem...»

RECORTE(s)
[...] Mais nomes para a lista: o Eça, tão engraçado, servido por via paterna. O efeito da Colónia Penal aos quinze anos. A leitura do conto Ficções aos vinte e poucos. A leitura da Queda de um Anjo aos trinta. E por aí fora. A leitura do Ada aos quarenta. E por aí fora. Os contos do Kleist. A leitura da Casa Sombria aos sessenta e quase setenta. [...] vamos lá escolher três tipos de coisas, para simplificar e dissimular que não se sabe de facto responder, nem sequer lidar com tal questão. Primeiro, escritores de que me esqueço: Camus e outros. Escritores que me fizeram a cabeça e de que nunca me lembro: Marcuse e outros. [...] Escritores a que volto sempre com uma certa bonomia, para depois apanhar grandes baforadas de histerismo: Dostoievski. Mas é até às seis da manhã. [...]

                   Luísa Costa Gomes, «Caprichosa!», in VV., O que lêem o escritores, p. 109; [OUTRO]

quarta-feira, 25 de junho de 2025

«A nossa cabeça é que é a biblioteca» (M. E. C.)

 - Frase final da Crónica de M. E. C.: «Baralhar os livros» (formas paradoxais de os «arrumar»?...]

EXCERTO/s):

[...] Comecei a baralhar livros. Desfiz as velhas arrumações – poesia, viagens, filosofia, arte – e comecei a arrumar os livros conforme a apetência de os ler, pondo os mais apetecidos mais próximos das minhas mãos.
[...]
Em vez de organizar uma biblioteca para que seja fácil localizar qualquer livro, porque não desorganizá-la para poder ser surpreendido pelos livros que se encontra?
[...]Esta semana, por exemplo, fiz uma experiência proibida: arrumei uma estante conforme as duas características mais desprezíveis –​ o tamanho e a cor. [...]

sexta-feira, 18 de abril de 2025

Listas + a Livreira da FNC

 - regressado, após quase um mês de Paraíso, no Rugido, em manhã chuvosa, com os Turis do Navio-Cruzeiro, no Chiado, «encapados», «esgotou-se» o CH-FNC do «dia do Pai» [...]; diligente, uma (habitual) FUNC quis saber: se «R. precisava de ajuda»...; quais as escolhas de R e se «tinha Cartão» - declarou-se R. «FNC dependente»; quis oferecer cesta para as colocar...; tentou-o com um «Vargas LLosa»... [em Suma, «bateu aos pontos» os da BERT...]; o CH chegou para 6 títulos:

- Ana Cristina Cesar, Poética;
- Fernando Aramburu, O menino;
- Francisco Mota Saraiva, Morramos ao menos no Porto;
- Miguel Esteves Cardoso, Cartas para a Vila Berta;
- Rui Zink, O destino turístico
- Samanta Schweblin, O bom mal.

segunda-feira, 31 de março de 2025

Listas [Biblioteca de Bolso]

Reposição e Retoma de «Podcast» = 3 escolhas por CONV.o = »Livros de (da) (Minha) Vida....

Lista desse programa do «Retorno», n.º 97:

O Contrário de Nada, Tess Gunty (trad. Eugénia Antunes; Alfaguara);

Eu Canto e a Montanha Dança, de Irene Solà (trad. Rita Custódio e Àlex Tarradellas; Cavalo de Ferro);

Retrato Huaco, de Gabriela Wiener (trad. Guilherme Pires; Antígona)

Temporada de Furacões, Fernanda Melchor (trad. Cristina Rodriguez e Artur Guerra; Elsinor)

As Malditas, Camila Sosa Villadas (trad. Helena Pitta; BCF Editores)

La Hermana Menor - Un retrato de Silvina Ocampo, Mariana Enriquez (Anagrama)

[R. leu o terceiro e interrompeu o segundo]

As escolhas de J. B. para o Programa n.o 19: AQUI

Perto do Coração Selvagem - Clarice Lispector
O Livro das Mutações (I Ching) - autor desconhecido
Um Homem que Dorme - Georges Perec



domingo, 23 de março de 2025

H. H.; anonimato coleccionista



As várias edições de Os Passos em Volta, com a edição que a Estampa fez em 1970 com uma magnífica capa ilustrada de José Brandão e Keith Trickett;  rodrigo cardoso

Biblio-Exposilção na Buchholz, artigo de Isabel Coutinho no «Público»; por lá passará R., quando regressar da Zmab?; há anos que lá não vai (desde as consultas ODOnt.as da General, no edifício do «Pabe», num «super-rápido-caro» Mestre...; lá havia duas «EX-BAR.a», uma delas, na altura, com Rebento na «AA» (com a M. J. C); ainda lá estarão?